segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ENEM 2011


O EXAME

As provas do Enem 2011 serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro, a partir das 13h, para mais de 5,4 milhões de pessoas, em 1.599 municípios. O exame terá novamente quatro áreas de análises com 45 questões objetivas cada uma, além de uma redação. Serão 140 mil salas de aulas distribuídas em mais de seis mil escolas.
Os sabadistas poderão fazer a avaliação de sábado após o pôr do sol, mas devem chegar ao local de prova junto com os demais candidatos, das 12h às 13h. Eles ficarão em salas separadas e terão o mesmo tempo para fazer as provas.
A partir de 2012 o Enem será realizado duas vezes ao ano, uma em cada semestre. A edição do primeiro semestre está confirmada para os dias 28 e 29 de abril, e a edição do segundo semestre ainda não tem data confirmada.



FIQUE ATENTO

Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Como são as provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. Confira os dias da prova:
Dia 22/10/2011 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30
Dia 23/10/2011 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30


DOCUMENTOS VÁLIDOS

Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Confira os documentos aceitos:
  • Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
  • Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;
  • Carteira de trabalho e Previdência Social;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com foto.

Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.


O QUE LEVAR NO DIA

Tenha em mãos a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.
Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira deverão ser depositados na embalagem porta objetos, que será distribuída a todos os participantes e deve ser guardada embaixo da sua carteira. Lembre-se de resgatá-la ao final da prova.
Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:
  • Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
  • Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
  • Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.


CADERNO DE QUESTÕES

Antes de iniciar as provas verifique se o seu caderno de questões contém:
  • A quantidade de questões indicadas no seu cartão de respostas.

Fique atento! O participante deve marcar nos cartões resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. Os rascunhos e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.


PROVA DE RedaÇÃo

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos para que o participante desenvolva uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.
O que dá nota zero na redação:
  • Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual";
  • Entregar a Folha de Redação sem texto escrito, o que é considerado "Em Branco";
  • Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, o que configura "Texto insuficiente";
  • Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões são desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;
  • Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "Anulada".

LÍNGUA ESTRANGEIRA

No segundo dia de provas, 23 de outubro, você deverá responder a cinco questões de Língua Estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol.
Não é permitido trocar a opção no momento da prova.
Se tiver dúvidas, confira o seu Cartão de Confirmação da Inscrição. Lá está registrada a sua escolha.
Fique atento para responder as questões da mesma prova de língua estrangeira que consta no seu Cartão de Confirmação da Inscrição.

 Resultado do Enem sai a partir de 4 de janeiro de 2012


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que as notas da edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão ser consultadas pelos estudantes a partir de 4 de janeiro de 2012, uma quarta-feira. A informação foi divulgada através da página de Dúvidas Frequentes do Enem 2011.
A página informa, ainda, que os cartões de confirmação de inscrição serão entregues pelos Correios até 14 de outubro. O documento, que contém os locais de prova, também pode ser acessado e impresso pela internet.

 

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO

O Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição até o dia 14 de outubro. No Cartão de Confirmação da Inscrição estão contidas informações como o número da inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação do Ensino Médio.
Você também pode consultar ou imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição na página do Inep, informando seu CPF e senha. Caso tenha esquecido sua senha e tenha informado um e-mail ou um número de celular no ato da inscrição, sua senha será enviada por e-mail ou SMS conforme sua escolha na solicitação de recuperação de senha.
Caso não tenha informado, ou tenha mudado o celular ou o e-mail, é necessário ter em mãos os seguintes dados informados no ato da inscrição: CPF, Data de Nascimento, Identidade, CEP, a cidade de Prova escolhida e selecionar a opção "Alterar Dados Cadastrais".

 

 Justiça derruba decisão que obrigava divulgar redações do Enem corrigidas


A Justiça Federal desobrigou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) a divulgar as redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 corrigidas para os candidatos. A decisão derruba uma determinação de julho do Poder Judiciário no Maranhão.
Segundo a AGU (Advocacia-Geral da União), tornar este material disponível para os estudantes acarretaria custos e poderia inviabilizar, inclusive, a realização da prova. Para 2012, o MPF (Ministério Público Federal) e o Inep assinaram um termo de ajustamento de conduta e as redações corrigidas serão mostradas aos candidatos.
No dia 12 de julho, a presidente do órgão, Malvina Tuttman, disse que estuda enviar para a casa do candidato a redação corrigida. A novidade, se aplicada, só valeria, no entanto, a partir do segundo semestre de 2012.

Prova de 2011
As provas do Enem deste ano acontecem nos dias 22 e 23 de outubro em quase 1,6 mil municípios. Dos 6,2 milhões que fizeram inscrição, 5,4 milhões pagaram a taxa e estão habilitados para o exame.
A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que haja dois exames a partir do ano que vem -o primeiro deles já está marcado para os dias 28 e 29 de abril. O órgão ainda discute a segunda data, já que haverá eleições municipais no mês em que a prova é tradicionalmente aplicada (outubro).
Além de selecionar para vagas em universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Enem é pré-requisito para quem quiser uma bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos). O exame também é obrigatório para quem vai solicitar o Fies (Financiamento Estudantil).  Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário